Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado das células, que invade tecidos e órgãos.

Dividindo-se rapidamente estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea, em muitos casos é necessário combinar mais de uma modalidade.

O que é a Quimioterapia?

A quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados para combater o câncer. Vários medicamentos extremamente potentes são utilizados e, ao se misturarem com o sangue, são levados para todas as partes do corpo com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes que estão formando o tumor e impedindo também que se espalhem.

Como é feito o tratamento?

Após consulta médica e a liberação dos exames laboratoriais, sua quimioterapia será marcada e você recebera do enfermeiro responsável orientações sobre o seu tratamento, de acordo com a prescrição médica, o tratamento que será administrado por profissionais capacitados da equipe de enfermagem.

Os medicamentos são aplicados da seguinte maneira:

Via oral (pela boca) – Pode ser em forma de comprimido, cápsula e líquido e o paciente pode tomar em casa.
Intravenosa (pela veia) – Os medicamentos são aplicados na veia ou por meio de cateter (que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.
Intramuscular (pelo músculo) – A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.
Subcutânea (abaixo da pele) – A medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo.
Intratecal (pela espinha dorsal) – Embora pouco comum, ela é aplicada no líquor (o líquido da espinha), e será administrada pelo médico em uma sala própria no centro cirúrgico.
Intravesical (pela bexiga) – Realizada através da sonda vesical.

Tirando a quimioterapia oral, todas as outras serão realizadas em ciclos, com um período de tratamento, seguido por um período de descanso, para permitir ao corpo um momento de recuperação.

O serviço de quimioterapia conta com:

  • 2 consultórios médicos
  • 11 poltronas
  • 2 leitos
  • 3 médicos oncologistas
  • 3 médicos hematologista

Equipe Multiprofissional para pacientes em tratamento: Enfermeira, Farmacêutica, Nutricionista, Fonoaudióloga, Serviço Social e Psicóloga.
Serviços Prestados: Atendimento Ambulatorial com consultas, quimioterapias e Hormonioterapia.

Horário de agendamento: Das 8:00 as 19:00
Pelo telefone: 3851 8008

O que é radioterapia?

Hoje temos em média 400.000 pacientes por ano diagnosticados com câncer, a radioterapia permite tratamentos conservadores como preservar mama, cordas vocais e função intestinal.
Radioterapia é o nome que damos a utilização de radiação como ferramenta de tratamento, cujo objetivo principal é destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem, ela é realizada por uma forma especial de radiação conhecida como ‘’ radiação ionizante’’ e pode ser utilizada para o tratamento de diversos tipos de doenças.

As modalidades de radioterapia são:

  • Radioterapia Conformacional (3D);
  • Radioterapia Estereotática;
  • Radiocirurgia;
  • Braquiterapia (Alta taxa de dose e baixa taxa de dose)
  • Braquiterapia de próstata com implante de sementes de iodo;
  • IMTR (Radioterapia de Intensidade Modulada);
  • Radioterapia Intraoperatória;
  • IGRT (Radioterapia Guiado por Imagem)

Essas técnicas de tratamento fazem com que a radiação seja direcionada para as células tumorais de tal forma que as células normais sofram o menor dano possível.

Como é feita?

A radioterapia é realizada por intermédio do equipamento Acelerador Linear.
Este aparelho fica localizado em uma sala especial monitorada por câmeras e permite que a equipe visualize o paciente durante a aplicação.
O paciente fica sozinho na sala de tratamento e somente a equipe técnica acompanha a sessão da sala de comando.
As sessões diárias são curtas com duração de 10 a 20 minutos, durante a aplicação não haverá nenhum tipo de desconforto físico, o aparelho se movimentara ao redor da mesa de tratamento para que a radiação atinja adequadamente o local a ser tratado, evitar o sol nas áreas que estão em tratamento.

O serviço de radioterapia conta com:

  • 2 consultórios médicos
  • 2 médicos Radioncologista

Equipe Multiprofissional para pacientes em tratamentos: Técnicos de Radioterapia, Enfermeira, Farmacêutica, Nutricionista, Fonoaudióloga, Serviço Social e Psicóloga.

Horário de agendamento: Das 7:00 as 17:00
Pelo telefone: 3851 8007