A Nefrologia é uma especialidade do âmbito da Medicina Interna que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento das doenças do rim, o nefrologista é o médico especialista nessas doenças.

O que é Hemodiálise?

A hemodiálise é uma forma de tratamento quando os rins param de funcionar ou funcionam abaixo do razoável. O principal benefício da hemodiálise é manter o doente renal vivo, uma vez que os rins já não cumprem as suas funções básicas: limpar e filtrar o sangue. A hemodiálise é um tratamento substitutivo do rim através de uma máquina, que libera o corpo de resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sol e de líquidos, também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, ureia e creatina. Uma sessão de hemodiálise normalmente dura em média quatro horas e deve ser feita três vezes por semana, entretanto de acordo as peculiaridades de cada paciente esses parâmetro pode variar um pouco.

O Serviço de Hemodiálise do Hospital São Francisco inaugurado aos 15/08/2016 conta com oito equipamentos e utensílios de última geração, cardápio balanceado elaborado por nutricionista, além de elevador próprio para maior comodidade dos pacientes, os atendimentos são realizados por médicos nefrologistas, enfermeiras especializadas em nefrologia, técnicos de enfermagem, farmacêutico, nutricionista, assistente social, psicólogo, além de equipe técnica de apoio, que garantem tratamento de excelência e focado no bem estar do paciente.

Sessões de diálise: De segunda a sábado das 06:00 às 20:00
Horário de agendamento: De segunda a sábado das 06:00 às 18:00
Telefone: 3851-8000 Ramal 353