UM GRANDE TIME, O MESMO IDEAL

Com estrutura regulamentada pela ANVISA [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e com equipamentos de alta tecnologia, o Hospital São Francisco mantém sua moderna área de Endoscopia tornando-se referência em Mogi Guaçu e região.
A busca por excelência começou em 1996 com a aquisição do primeiro equipamento de videoendoscopia, onde iniciou uma nova fase, tanto na endoscopia digestiva alta como na colonoscopia e broncoscopia.
A evolução natural foi a implementação da terapêutica endoscópica e, também do atendimento de urgência em regime 24 horas, 7 dias por semana. Na fase atual de expansão, além dos serviços já implementados, adquirimos novos equipamentos para diagnóstico, terapêutica e também um novíssimo equipamento para endoscopia das vias biliares e máquinas para desinfecção de alto nível de nossos aparelhos e acessórios.
Mensalmente o setor faz cerca de 600 exames [370 de endoscopia e 220 de colonoscopia], sendo os procedimentos realizados por profissionais especializados, composto por médicos endoscopistas e anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que acreditam em um atendimento personalizado e humanizado.
Para maior bem-estar de nossos pacientes contamos com sala de preparo, além de boxes individualizados, dando assim, maior conforto e privacidade e, desta maneira, proporcionando um alto padrão de atendimento.

Conheça e descubra a excelência HSF.

O QUE É ENDOSCOPIA

A endoscopia digestiva alta é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

É um procedimento habitualmente feito pelo médico gastroenterologista e pode ser usada tanto como meio diagnóstico quanto para tratamento de diversos problemas do sistema digestivo alto.

O exame é feito através um aparelho chamado endoscópio, um longo e fino tubo flexível que possui um câmera na sua extremidade, permitindo que o interior dos órgãos digestivos sejam filmados. Os endoscópios atuais têm alta definição de imagem e podem filmar em HDTV.

O endoscópio possui uma câmera de alta resolução e uma fonte de luz própria, que serve para iluminar o interior dos órgãos. O aparelho também é capaz de aspirar e injetar água para limpar secreções que possam estar atrapalhando a visualização direta da mucosa do esôfago, estômago ou duodeno.

A endoscopia digestiva não serve apenas para ver e filmar o interior do esôfago, estômago e duodeno, ela também pode ser usada para realização de biópsias e tratamento de alguns problemas, como úlceras ou varizes sangrantes.

INDICAÇÕES

  • Investigação de quadros de dor ou desconforto inexplicável no abdome superior
  • Avaliação da gravidade da doença do refluxo gastroesofágico, que não responde ao tratamento clínico inicial.
  • Exame de rastreio de câncer em pacientes com diagnóstico prévio de esôfago de Barrett.
  • Investigação de quadro de náuseas e vômitos persistentes.
  • Avaliação e possível tratamento para quadros de sangramentos do trato gastrointestinal superior (como vômitos com sangue ou sinais de sangue digerido nas fezes, sugerindo o estômago como causa).
  • Investigação de varizes de esôfago em pacientes com cirrose e/ou hipertensão portal.
  • Investigação de quadros de anemia por carência de ferro sem causa definida.
  • Investigação de quadros de dificuldade de engolir alimentos ou sensação de comida entalada no esôfago.
  • Remoção de corpo estranho acidentalmente engolido.
  • Avaliar gravidade da lesão do esôfago em pacientes que ingeriram soda cáustica, água sanitária (lixívia) ou qualquer outra substância corrosiva.
  • Avaliar cura ou evolução de pólipos, tumores ou úlceras encontradas em endoscopias anteriores.

PREPARAÇÃO NECESSÁRIA

Jejum absoluto a partir das 19:00 horas da véspera do exame (água, cigarro, refeições)

OBSERVAÇÕES:

  • No dia do exame vir ao Hospital com um acompanhante (Obrigatório)
  • Não deverá no dia do exame (inclusive após o exame) dirigir veículos automotores (carros ou motos) por 8 horas devido a medicação.
  • Levar o pedido do médico, documento de identidade e carteirinha do convenio médico.
  • Trazer exames anteriores

Horário de Atendimento: De segunda a sexta das 7:30 as 11:30 e da 13:00 as 18:00
Aos Sábados ligar para confirmar.

Telefone : +55 (19) 3851-8006