Horário de Atendimento: De segunda a sexta das 7:00 às 16:00
Aos Sábados ligar para confirmar.

Telefone: +55 (19) 3851-8004

O exame tem como objetivo avaliar amplamente a função cardíaca quando submetida ao esforço físico gradualmente crescente, aplicado em esteira rolante. São observados os sintomas, o comportamento da frequência cardíaca e pressão arterial tanto antes, como durante e após o exercício, afim de auxiliar o diagnósticode doença arterial coronariana, arritmias, função cardiorrespiratória, avaliação funcional de doença já existente e prescrição de exercícios físicos.

INDICAÇÃO

Esse exame é indicado em casos de DAC (Doença Arterial Coronariana), HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), insuficiência cardíaca congestiva, doença valvar, dor torácica típica (homens e mulheres), avaliação pós infarto agudo do miocárdio, pré cirurgia de revascularização miocárdica, avaliação de indivíduos assintomáticos com mais de dois fatores, entre outras indicações.

Atualmente é um dos métodos complementares não invasivos mais solicitados na Cardiologia, servindo de uma importante ferramenta para avaliação tanto prognóstica quanto terapêutica de diferentes patologias.

O exame tem como objetivo avaliar as variações do ritmo de frequência cardíaca que ocorrem em 24 horas, denominadas “variações circadianas espontâneas”, e os riscos de eventos arrítmicos por meio de análise da modulação de controle do sistema nervoso autônomo do coração.

INDICAÇÃO

Esse exame é indicado para situações como desmaios, tonturas, suspeita de fibrilação atrial, assim como é útil para o controle após o uso de medicações, que interferem no sistema elétrico do coração. Várias doenças podem ser diagnosticadas pelo exame, mas, geralmente, é mais indicado para arritmias, caracterizadas pelas alterações nos batimentos cardíacos.

O exame também mostra como o coração está após uma cirurgia ou após um infarto. Os portadores de marca-passo também o fazem com frequência. Não há contraindicações para que o exame seja feito, muito embora lesões na pele do tórax ou alergias possam dificultar o procedimento, já que é necessário usar o equipamento por um dia inteiro, com a presença de eletrodos no tórax.

É um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens através de diferentes graus de refração de ondas sonoras de alta frequência, por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente. É um método muito utilizado em cardiologia para detecção de alterações estruturais e ou funcionais do coração, fornecendo imagens estatísticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler, permitindo identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

INDICAÇÃO

Esse exame é indicado para avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou nos portadores de diversas doenças cardíacas, tais como doenças do músculo cardíaco, insuficiência cardíaca, doenças das válvulas do coração, anomalias congênitas, entre outras.
Por tratar-se de um exame que não apresenta efeitos colaterais, de fácil operacionalidade e transporte, além de seu excelente alcance diagnóstico, o ecocardiograma tem grande destaque na cardiologia moderna.

O exame de mapa tem como analisar o comportamento da pressão arterial através de um aparelho automático programado para aferir a pressão do paciente de 10 em 10 minutos, durante 24 horas, possibilitando melhor diagnóstico durante o dia, vigília do sono e eventuais sintomas, como tonturas, dores no peito e desmaios.

INDICAÇÃO

É indicado para pacientes hipertensos, hipertensão a confirmar e ou hipotensão e não há contraindicações.

O exame tem como objetivo registrar a atividade elétrica do coração em gráficos, realizados pelo eletrocardiógrafo, avaliando o ritmo cardíaco e o estimulo elétrico através do sistema de condução nas cavidades cardíacas, analisando sua integridade ou anormalidades e eventuais sobrecargas ou ausências de atividade elétrica.

INDICAÇÃO

É o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial da isquémias cardíaca.