O QUE É BRONCOSCOPIA

A broncoscopia é um exame de diagnóstico que nos permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões. A broncoscopia é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, designado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria. Como a broncoscopia é um procedimento que usa vídeo é, muitas vezes, referida também como videobroncoscopia. Este instrumento permite ao médico examinar diretamente as vias respiratórias.

INDICAÇÕES

De uma forma geral, a broncoscopia diagnóstica pode ser aconselhada quando há emissão de sangue através das vias respiratórias (por exemplo, expectoração raiada de sangue), quando estão presentes alterações na radiografia ou na TAC torácica, nas situações de tosse persistente sem causa esclarecida, para rever achados de endoscopias respiratórias realizadas anteriormente.

O exame também pode ser usado com o objetivo de esclarecer dúvidas surgidas noutros exames, ou então para colheita de produtos:

  • Aspirado brônquico, no caso de suspeita de tuberculose, pneumocistose ou outras infeções pulmonares.

Lavado broncoalveolar (LBA), em que é “inundada” uma porção do pulmão com soro fisiológico e posteriormente aspirada, no caso das doenças pulmonares difusas.

PREPARAÇÃO NECESSÁRIA

Jejum absoluto a partir das 19:00 horas da véspera do exame (água, cigarro, refeições)

OBSERVAÇÕES:

  • No dia do exame vir ao Hospital com um acompanhante (Obrigatório)
  • Não devera no dia do exame (inclusive após o exame) dirigir veículos automotores (carros ou motos) por 8 horas devido a medicação.
  • Levar o pedido do médico, documento de identidade e carteirinha do convenio médico.

Horário de Atendimento: De segunda a sexta das 7:30 as 11:30 e da 13:00 as 18:00
Aos Sábados ligar para confirmar.

Telefone: +55 (19)3851 8006